Terremoto devasta Mianmar e Tailândia, deixando mortos e feridos 41k1z

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Cidades mianmarenses foram atingidas pelo pior tremor em quase 80 anos; mais de 700 pessoas ficaram feridas no país.

Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 732 ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar, conforme o chefe do governo militar do país.

O tremor também atingiu a Tailândia e uma autoridade informou que pelo menos nove pessoas morreram na capital Bangkok. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou, estima-se que ao menos oito pessoas morreram no local e mais de 100 ficaram desaparecidas.

Em Mianmar, grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, com uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, município é a antiga capital real do país e um importante centro do coração budista.

A junta militar de Mianmar pediu que doadores de sangue contatassem hospitais. A ONU informou que relatórios iniciais da nação indicam “danos significativos”.

Na Tailândia, o primeiro-ministro disse que a situação está “começando a melhorar”. O edifício, onde se estima que há presos sob os escombros, estava sendo construído por uma empresa estatal chinesa.

A população de Bangkok foi instruída a evitar prédios altos, mas agora receberam sinal verde para voltar para casa.

O terremoto foi seguido por um tremor secundário e vários outros mais moderados.

Terremoto histórico

O tremor desta sexta-feira (28) é certamente o maior a atingir Mianmar desde 1946 e provavelmente o mais forte dos tempos modernos.

Ele se rompeu ao longo da Falha de Sagaing. A última vez que um terremoto dessa magnitude atingiu a terra foi em 2023 na Turquia, que matou mais de 50 mil pessoas.

Pedidos de ajudaGrupos internacionais pediram à junta militar governante de Mianmar que permitisse o o à ajuda humanitária. “Este terremoto não poderia ter ocorrido em pior hora para Mianmar. Mais de três milhões de pessoas continuam deslocadas internamente devido ao conflito armado que se alastrou desde o golpe militar de 2021”, expressou a Anistia Internacional.

Tremores sentidos na ChinaUsuários chineses de redes sociais nas províncias de Yunnan e Guangxi, que fazem fronteira com Mianmar, contaram que sentiram tremores após o terremoto.

É provável que o impacto do terremoto tenha sido sentido na maioria da região montanhosa do Triângulo Dourado, que abrange partes de Mianmar, Tailândia e Laos.

Fonte: CNN  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/03/2025/14:27:41

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:[email protected].

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.noticiascatarinenses.com   e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: