Prefeito de Tucuruí (PA) é cassado pelo TSE por compra de votos e cidade terá nova eleição 315c1

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A decisão atende a uma ação que denunciou a distribuição irregular de combustível a eleitores durante a campanha de 2020, configurando crime eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quarta-feira (3), pela cassação do mandato do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB), por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020. Além de perder o cargo, Siqueira foi declarado inelegível por oito anos e terá que pagar uma multa de R$ 40 mil.

A decisão atende a uma ação que denunciou a distribuição irregular de combustível a eleitores durante a campanha de 2020, configurando crime eleitoral. O caso já havia sido analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que condenou Siqueira e seu então vice-prefeito, Jairo Rejânio. No entanto, o vice foi isentado da inelegibilidade pelo TSE.

O julgamento no TSE começou em maio de 2024, mas foi interrompido duas vezes por pedidos de vista, primeiro do ministro Floriano de Azevedo Marques e depois do ministro Kassio Nunes Marques, o que permitiu que Siqueira disputasse e vencesse as eleições municipais de 2024. Com a decisão desta quarta-feira, seu mandato será interrompido e novas eleições devem ser convocadas em Tucuruí.

A cassação do prefeito reforça o entendimento do TSE sobre o combate ao abuso de poder econômico nas eleições e pode abrir um novo cenário político na cidade. Ainda cabe recurso, mas a decisão já impacta diretamente a gestão do município, que agora aguarda os próximos os para definir sua nova liderança.

Fonte: Estado do Pará Online e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/04/2025/14:35:37

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:[email protected].

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.noticiascatarinenses.com   e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: