Polícia Civil prende o sexto integrante de uma facção criminosa em comunidade da zona rural de Santarém 6l4l21
Suspeito foi preso em uma comunidade da zona rural de Santarém — Foto: Alcindo Lima/94FM
A segunda fase da Operação ‘Tripalium’ foi deflagrada na comunidade Parauá, cerca de 2h de lancha do município.
Uma equipe da Polícia Civil prendeu o sexto integrante de uma facção responsável por vários crimes em Santarém, oeste do Pará, em uma comunidade da zona rural.(As informações são do Alan Martins e Dominique Cavaleiro, g1 Santarém e região — PA).
A segunda fase da Operação ‘Tripalium’ que estava em andamento a procura pelo último suspeito da organização criminosa, foi deflagrada nesta sexta-feira (27) na comunidade Parauá, cerca de 2h de lancha da cidade de Santarém.
De acordo com a polícia, o suspeito identificado como Geremias da Silva Vasconcelos, conhecido como “Jecó”, tem ligação com a facção “Fluminense”, grupo responsável por torturar um homem na ocupação Bela Vista do Juá.
A operação coordenada pelo delegado do Departamento de Polícia Civil de Santarém, Jamil Casseb, busca desarticular a organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.
Agentes Policiais de Santarém — Foto: Polícia Civil
O homem foi levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para procedimentos legais. O suspeito segue à disposição da justiça.
Entenda o caso
A Operação ‘Tripalium’ foi deflagrada na manhã do dia 18 de maio para cumprir 6 mandados de prisão contra pessoas que cometeram crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo/furto e organização criminosa em Santarém, oeste do Pará. A ação é uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar.
As equipes coordenadas pela 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil, atuaram nas ruas de Santarém com o apoio de agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Unidade Integrada ParáPaz (UIP) do bairro Nova República e Santarenzinho com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.
O objetivo da ação realizada no dia 18 de maio era cumprir 6 mandados de prisão. No dia foram presos cinco suspeitos, o sexto integrante não havia sido localizado naquela data.
O significado do nome ‘Tripalium’
A palavra tripalium vem do latim tripaliare, que por sua vez, foi um instrumento utilizado para trabalho na lavoura, mas que foi transformado pelos romanos para realizar a prática de tortura, como o nome indica, de três paus, mais precisamente três estacas que, fincadas no chão formavam as vértices de um triângulo. Na estrutura prendiam pessoas para serem martirizadas.
O nome faz referência ao caso da vítima conhecido pelo apelido “Macaxeira”.
Jornal Folha do Progresso em 30/05/2022/14:30:59
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.noticiascatarinenses.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]