Operação desmobiliza 5 garimpos de ouro e cobre em São Félix do Xingu 6r4041
A operação foi deflagrada pela Policia Federal, ICMBIO e Polícia Militar Ambiental, na última terça-feira (23).
Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Polícia Militar Ambiental, desmobilizou cinco garimpos de ouro e cobre, em São Félix do Xingu, no sudeste paraense. A operação denominada “Abre Alas”, foi deflagrada na última terça-feira (23).
Segundo a PF, foram desativados 14 acampamentos e destruídas cinco escavadeiras hidráulicas (PCs), 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local.
Foram apreendidas armas e munições, em quantidade ainda não confirmada pelos agentes da operação. Ao todo, participaram da operação, 24 policiais federais, agentes do ICMBIO e Policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Pará, além do uso de aeronave.
Atividades paralisadas
Quatro garimpos de ouro e um garimpo de cobre foram flagrados em funcionamento pelos agentes do Estado e tiveram as atividades imediatamente paralisadas.As ações conjuntas têm como objetivo de impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiunas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias.Vários trabalhadores foram ouvidos e com base nos depoimentos, os financiadores das atividades ilícitas foram identificados. A operação faz parte do conjunto de ações dos órgãos ambientais e da PF, para identificar a origem da contaminação da bacia hidrográfica da região.A Polícia Federal irá instaurar inquéritos para apurar a conduta dos infratores, que poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e crimes do Estatuto do Desarmamento.
Fonte: O Liberal com fotos e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/01/2024/09:20:07
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e e a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:[email protected].
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.noticiascatarinenses.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]