Fontes radioativas de Césio-137 são furtadas de mineradora de MG jl43
A mineradora AMG pede ajuda da população “para fornecer qualquer tipo de informação” sobre as fontes furtadas (Foto:© Reprodução / YouTube).
A Polícia Militar e o governo federal investigam o furto de duas fontes de Césio-137 de uma mineradora nos municípios de Nazareno e São Tiago (MG).
A mineradora AMG comunicou a suspeita de furto em 29 de junho à CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que conduz uma investigação interna para entender as circunstâncias do desaparecimento. Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar.
As fontes desaparecidas têm atividade cerca de 300 mil vezes menor do que aquela do acidente de Goiânia e apresentam baixo risco, afirmou a CNEN. Se comparado a aparelhos de radioterapia, a atividade é 275 mil vezes menor.
As fontes eram usadas em medidores de densidade de polpa. “A AMG alerta que o manuseio inadequado por pessoas não autorizadas pode acarretar algum risco à saúde”.
A CNEN informou que a AMG está regularmente licenciada e tem autorização para operar até 2025.
A mineradora pede ajuda da população “para fornecer qualquer tipo de informação” sobre as fontes furtadas. As fontes podem ser identificadas por seu formato e aparência, veja:
“Essas fontes são classificadas como não perigosas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Por isso, não são esperados efeitos severos à saúde pelo contato com as mesmas. No entanto, é importante continuar as buscas para recuperá-las de tal forma a prevenir exposições desnecessárias”, disse a CNEN.
“A AMG Brasil leva esse incidente muito a sério e lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os indivíduos nessas áreas são prioridade, a empresa enfatiza que está fazendo todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível”, informou a Mineradora AMG.
Fonte:Folhapress e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/07/2023/17:37:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e e a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:[email protected].
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.noticiascatarinenses.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]