Dicas de estudo: cinco sites seguros para usar em pesquisas acadêmicas x2h4w
Portais podem ser utilizados para busca de referências bibliográficas
Todo estudante do ensino superior sabe: um trabalho sem boas referências bibliográficas certamente não será considerado como adequado pelos professores que avaliam. Com a facilidade da internet, muitos se descuidam em checar a origem das informações, se são confiáveis ou não.
É importante ficar atento aos sites que disponibilizam textos, documentos, resenhas, artigos, áudios, vídeos ou outros materiais que podem ser usados para justificar a argumentação em pesquisas acadêmicas.
Para além do buscador Google, é possível encontrar informações seguras e relevantes em sites que funcionam como “buscadores” de material acadêmico e cientifico. Confira cinco opções que podem ser utilizadas:
Dialnet
É uma das maiores bases de dados com materiais científicos nos idiomas ibero-americanos. Conta com diversos recursos como artigos de revistas, revisões bibliográficas, livros, teses de doutorado e muito mais. Tem como objetivo principal integrar o maior número possível de conteúdo, fornecendo o a textos completos. Conheça: https://dialnet.unirioja.es/.
WorldWideScience
É um site composto por bases de dados nacionais, internacionais e portais científicos. É multilíngue e fornece em tempo real os resultados da pesquisa acadêmica e a tradução do conteúdo. Confira: https://worldwidescience.org/.
Scielo
A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Confira: http://www.scielo.br/?lng=pt.
RefSeek
É um mecanismo de busca para estudantes e pesquisadores, que tem como objetivo tornar a informação acadêmica ível a todos. Fornece busca em milhões de documentos, incluindo páginas da web, enciclopédias, livros, revistas e jornais. Conheça: https://www.refseek.com/.
BASE
O Bielefeld Academic Search Engine é um buscador que conta com a maior quantidade de informação do mundo, especialmente para recursos acadêmicos de o aberto, desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld na Alemanha.
São mais de 80 milhões de documentos oferecidos de mais de 4.000 fontes, com o a textos completos de aproximadamente 70% dos conteúdos indexados. Confira: https://www.base-search.net/.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.noticiascatarinenses.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]